terça-feira, 11 de junho de 2013

Aula sobre Desperdício do Portal do Professor / Daniela Gomes

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

03/02/2011

Autor e Coautor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNESimagem do usuário
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialÉticaJustiça
Ensino Fundamental InicialÉticaSolidariedade
Ensino Fundamental InicialÉticaDiálogo
Ensino Fundamental InicialÉticaRespeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Considerar o desperdício de alimentos como uma responsabilidade social que deve ser assumida pela população.
2) Entender o compromisso de todos, inclusive das crianças na luta contra o desperdício de alimentos.
3) Perceber ações inadequadas da população no que se refere ao consumo e ao desperdício de alimentos.
4) Identificar na escola ações inadequadas no que se refere ao consumo e ao desperdício de alimentos.
5) Sensibilizar-se frente à quantidade de pessoas que morrem ou apresentam condições de saúde muito precárias por falta de alimentos.  
Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, sabemos que são altos os índices de desperdício de alimentos no Brasil, o que se configura como uma contradição, uma vez que também identificamos em nosso país um número elevado de pessoas que não têm o que comer. Nesse sentido, faz-se necessário conscientizar os/as alunos/as sobre a importância do reaproveitamento dos alimentos, bem como de ações que evitem o desperdício e promovam a melhor distribuição dos mesmos na população. Essa aula tem o propósito de sensibilizar os/as alunos/as para a seriedade do tema e para o exercício da cidadania.

Atividade 1:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "Ilha das Flores", disponível em:
2º momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as a partir das seguintes questões: Quais os sentimentos despertados ao assistir ao vídeo? Você acha que esse vídeo é real? Você acredita que esse lugar "Ilha das Flores"existe mesmo? Você sabia que muitas pessoas passam fome? Você sabia que muitas pessoas se alimentam de sobras de comida do lixo?
3º Momento: Os/as alunos/as deverão observar no horário do lanche ou recreio como são consumidos os alimentos e se há desperdício de alimentos pelos/as alunos/as, professores/as e demais pessoas que estiverem presentes nesse momento.
4º Momento: Professor/a sugere-se que você agende com antecedência um horário com as merendeiras da escola (caso tenha) para que os/as alunos/as acompanhem a preparação dos alimentos por elas no momento anterior ao horário do lanche e após o mesmo ter sido servido. Solicite que observem a quantidade de alimentos desperdiçados e a destinação dos mesmos.
5º Momento: Os/as alunos/as deverão observar o procedimento sem emitir opinião, atentando-se para todo o processo para posterior discussão na sala. De volta à sala, promover a discussão, a reflexão e o registro do que observaram no que diz respeito, principalmente, ao desperdício e reaproveitamento dos alimentos.

Atividade 2:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: Desperdício de alimentos, disponível em:
2º Momento: Após a exibição do vídeo, dividir o grupo em duplas para que leiam a reportagem "Comida jogada fora", disponível em:
3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que em duplas façam um resumo em tópicos sobre as informações divulgadas no vídeo e no texto.
4º Momento: Após a socialização dos pontos elencados, cada dupla deverá propor ações de reaproveitamento de alimentos pela sociedade de uma maneira geral. Essas propostas deverão ser registradas em cartazes  e ilustradas com gravuras para posterior divulgação na escola. Antes da divulgação, agende um horário com o/a diretor/a da escola para que vá até a sala e ouça os resultados tanto das observações feitas pelos alunos, quanto sobre as informações obtidas e propostas elaboradas em relação ao combate ao desperdício de alimentos.   

Atividade 3:

Propor aos/as alunos/as a realização de um Projeto: “Reaproveitando os alimentos”   
1) Objetivos do  projeto:
a) Identificar situações de desperdício de alimentos no cotidiano da escola.
b) Promover a conscientização e aprendizagem das crianças sobre o valor nutritivo contido nas sobras dos alimentos.
b) Oferecer às crianças múltiplas oportunidades de reaproveitamento dos alimentos.
c) Prevenir o desperdício de alimentos tanto no meio escolar, como na comunidade.
2) Participantes: Professores, alunos e familiares
3) Local:  O projeto será realizado na própria escola (sala de aula e refeitório).          
4) Procedimento:
4.1) Propõe-se que a primeira etapa do projeto seja a investigação junto a professores/as da escola sobre o desperdício de alimentos. Para isso, sugere-se a aplicação de um questionário com as seguintes perguntas:
Dados pessoais:
SEXO: (   )M      (   )F
IDADE: ___________
a) Você considera que há desperdício de alimentos em sua casa?
(   ) SIM
(   ) NÃO
b) No que se refere a utilização de frutas e verduras em sua residência, você os aproveita integralmente ou descarta cascas, folhas, ramos, sementes, dentre outros?
(  ) UTILIZA INTEGRALMENTE FRUTAS E VERDURAS
(  ) DESCARTA CASCAS, SEMENTES, SUCO, DENTRE OUTROS
c) Para você, é importante evitar o desperdício de alimentos?
(   ) SIM
(   ) NÃO
d) Por quê? __________________________________________________________________________________________________________________________________
4.2) Categorizar as respostas obtidas por meio dos questionários.
4.3) Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se evitar o desperdício de alimentos e de adotar ações de reaproveitamento dos mesmos. Pode-se utilizar os dados obtidos no questionário, bem como a observação feita no horário do lanche e no refeitório, tomando o cuidado de não expor e julgar as pessoas, optando pela sensibilização de todos para a responsabilidade social envolvida nessa ação. Sugere-se convidar um/a nutricionista para dar uma palestra ou oficina sobre formas de se reaproveitar os alimentos e o valor nutritivo dos mesmos. Os/as alunos/as poderão pesquisar na internet e em outros materiais informativos, receitas de pratos que são feitos com sobras de alimentos. Caso não seja possível a participação da nutricionista, pode-se exibir os vídeos a seguir que apresentam dicas sobre o assunto:
Saiba como reaproveitar os alimentos com receitas simples e saborosas , disponível em:
Bolo de banana Coluna Prato Feito, disponível em:
Suco de casca de abacaxi e de talo de agrião, disponível em:
4.4) Para dar continuidade à sensibilização da comunidade escolar, propor uma atividade para ser realizada no horário do recreio com participação de alunos/as e professores/as interessados, sob orientação do/a nutricionista convidado/a. No mesmo caso, se não for possível a participação do/a nutricionista, sugere-se que se convidem familiares, professores ou as merendeiras da escola que tenham experiência em reaproveitamento de alimentos para conduzir a próxima atividade. A atividade será: "Reaproveitando e saboreando alimentos" . Para essa atividade serão necessários alimentos diversos como: cascas de ovos, frutas e verduras, folhas da beterraba, ramos de cenoura, etc.;utensílios de cozinha e eletrodomésticos como: panelas, liquidificadores, talheres, etc.   
4.5) Sob a orientação do/a nutricionista, os/as participantes serão convidados a produzir pratos diferentes a partir de sobras de alimentos. Caso seja possível a degustação no mesmo dia, sugere-se que se abra a oportunidade aos participantes de usufruirem disso. Não sendo viável, é importante que se agende outro horário para concluir a atividade.   

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